Destaque

Trabalhando com transações com PHP e MySQL Transações é um recurso muito interessante do MySQL, pois permite que você execute uma sequência de comandos SQL de uma só vez, permitindo que você execute determinadas inserções, somente se todas as inserções forem realizadas com sucesso. Isto assegura que você mantenha seu banco...

Read more

PHP: Detectando Browsers diferentes Segue uma função simples abaixo para detectar o navegador que o usuário está usando, inclusive para o Internet Explorer 10

Read more

Windows Seven: Ativando a conta de Administrador Por padrão, a conta de Administrador no Windows Seven vem desabilitada, portanto, mesmo se você possui permissões de Administrador no sistema, sempre que for necessário alguma tarefa específica, como por exemplo, instalação de softwares ou drivers, o Controle de Conta de Usuário (UAC) será acionado,...

Read more

PHP: Função só número com Expressão Regular Existe uma função no PHP que permite filtrar valores de uma variável, deixando passar somente os valores que desejamos. Veja no exemplo abaixo function soNumero($str) { return preg_replace("/[^0-9]/", "", $str); } $filtro = soNumero("teste321"); echo $filtro; // 321 fonte:...

Read more

Delphi: Variáveis do tipo Variants Esta flexível e poderosa Estrutura de Dados, que popularizou-se bastante através da linguagem Clipper, carrega consigo recursos extremamente interessantes para a manipulação de tipos e trabalhos com arrays. Mas o melhor de tudo, é que, estes recursos estão disponíveis a nós, “Programadores...

Read more

ASP: função tirar acentos

0

Postado em : 18-03-2011 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP
Function TirarAcento(Palavra)
CAcento = “àáâãäèéêëìíîïòóôõöùúûüÀÁÂÃÄÈÉÊËÌÍÎÒÓÔÕÖÙÚÛÜçÇñÑ”
SAcento = “aaaaaeeeeiiiiooooouuuuAAAAAEEEEIIIOOOOOUUUUcCnN”
Texto = “”
If Palavra <> “” then
For X = 1 To Len(Palavra)
Letra = Mid(Palavra,X,1)
Pos_Acento = InStr(CAcento,Letra)
If Pos_Acento > 0 Then Letra = mid(SAcento,Pos_Acento,1)
Texto = Texto & Letra
Next
TirarAcento = Texto
End If
End Function
Function TrocarAcento(Palavra)
CAcento = “àáâãäèéêëìíîïòóôõöùúûüÀÁÂÃÄÈÉÊËÌÍÎÒÓÔÕÖÙÚÛÜçÇñÑ”
Texto = “”
If Palavra <> “” Then
For X = 1 to Len(Palavra)
Letra = Mid(Palavra,X,1)
Pos_Acento = InStr(CAcento,Letra)
If Pos_Acento > 0 Then Letra = “_”
Texto = Texto & Letra
Next
TrocarAcento = Texto
End If
End Function
Mais outra função de tirar acentos
function TiraAcento(StrAcento)
for i = 1 to len(StrAcento)
Letra = mid(StrAcento, i, 1)
Select Case Letra
Case “á”,”Á”,”à“,”À”,”ã”,”Ô,”â”,””,”â”,”ä”,”Ä”
Letra = “A”
Case “é”,”É”,”ê”,”Ê”,”Ë”,”ë”,”È”,”è”
Letra = “E”
Case “í”,”Í”,”ï”,”Ï”,”Ì”,”ì”
Letra = “I”
Case “ó″,”Ó”,”ô”,”Ô”,”õ”,”Õ”,”ö”,”Ö”,”ò″,”Ò”
Letra = “O”
Case “ú”,”Ú”,”Ù”,”ù″,”ú”,”û”,”ü”,”Ü”,”Û”
Letra = “U”
Case “ç”,”Ç”
Letra = “C”
Case “ñ”
Letra = “N”
End Select
texto = texto & Letra
next
TiraAcento = texto
end function

ASP: Funções de Strings

0

Postado em : 18-03-2011 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP

UCase (string) retorna a string com todas as suas letras em minúsculas convertidas em letras maiúsculas.

LCase (string) retorna a string com todas as suas letras em maiúsculas convertidas em letras minúsculas.

LTrim (string) remove todos os espaços do lado esquerdo da string.

RTrim (string) remove todos os espaços do lado direiro da string.

Trim (string) remove todos os espaços do lado esquerdo e direito da string.

Space (número) retorna a string que consiste no número de espaços.

String (número, caracter) retorna uma string do número de vezes que um caracter se repete.

Len (string) retorna o número de caracteres de uma string.

Len (variável) retorna o número de bytes necessários para a variável.

LenB (string) retorna o número de bytes necessários para guardar uma string.

StrReverse (string) retorna uma string com os caracteres em ordem inversa.

StrComp (string1, string2, comparartipo) é usada para efectuar comparações de strings. Se comparartipo tiver o valor 0 ou for omitido, as duas strings são comparadas como se as letras maiúsculas viessem primeiro que as minúsculas. Se comparartipo tiver o valor 1, as duas strings são comparadas como se as letras maiúsculas e minúsculas fossem iguais. StrCom retorna -1 se a string1 for menor que a string2. Retorna 0 se as strings forem iguais, e 1 se a string1 for maior ou igual à string2.

Right (string, número) retorna o número de caracteres mais à direita da string.

RightB (string, número) funciona como Right, mas o número é entendido como o número de bytes em vez de caracteres.

Left (string, número) retorna o número de caracteres mais à esquerda da string.

LeftB (string, número) funciona como Left, mas o número é entendido como o número de bytes em vez de caracteres.

Mid (string, início, comprimento) retorna o comprimento dos caracteres da string, começando na posição início. Quando o comprimento é maior que o número de caracteres restantes da string, é retornado o resto da string. Se o comprimento não for especificado, é retornado o resto da string tendo início na posição especificada em início.

MidB (string, início, comprimento) funciona como Mid, mas o início e o comprimento são interpretados como números de bytes em vez de números de caracteres.

InStr (início, string1, string2, comparartipo) é usada para verificar se e onde a string2 ocorre na string1. Início é um argumento opcional que especifica onde começar a procurar na string1 pela string2. Comparartipo é um argumento opcional que especifica qual o tipo de comparação a efectuar. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas. InStr retorna 0 se a string1 for vazia (“”), se a string2 não for encontrada na string1, ou se o início for maior que o comprimento da string2. Retorna Null se ambas as strings forem nulas, e retorna o início se a string2 for vazia (“”). Se a string2 for encontrada com sucesso na string1, retorna a posição inicial onde é primeiramente encontrada.

InStrB (início, string1, string2, comparartipo) funciona como InStr, mas a posição de início e o valor retornado são posições de bytes, e não de caracteres.

InStrRev (início, string1, string2, comparartipo)
funciona como InStr, mas começa a procurar a partir da direita da string, ou seja, pelo fim da string. Início tem o valor -1 por defeito, o que significa começar pelo fim da string.

Replace (string, encontrar, substituir, início, contador, comparartipo) é usada para substituir ocorrências de encontrar na string. Início, contador e comparartipo são opcionais, mas se usares um tens de usar os que estão antes desse. Início indica onde começa a string resultante, e onde começar a procurar por encontrar. O seu valor por defeito é 1. Contador indica quantas vezes se efectua a substituição. Por defeito tem o valor -1, que significa substituir todas as ocorrências. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas.

Filter (arrStrings, ProcurarPor, incluir, comparartipo) procura num array de strings, arrStrings, e retorna uma sub parte do array. Include é um valor Booleano. Se include for True, Filter procura por todas as strings em arrStrings e retorna um array contendo as strings definidas em ProcurarPor. Se include for False, Filter retorna um array não contendo as strings definidas em ProcurarPor. Include é um argumento opcional, e o seu valor por defeito é True. Comparartipo funciona como nas funções de strings anteriores. Se quiseres usar comparartipo, também tens de usar include.

Split (expressão, delimitador, contador, comparartipo) pega numa string e divide-a num array de strings. Expressão é a string a ser dividida. Se expressão tiver tamanho zero, Split retorna um array sem elementos. Delimitador é a string que indica o que é usado para separar sub strings na expressão. É um argumento opcional, que por defeito o delimitador é o espaço. Se delimitador tiver o comprimento zero (“”), é retornado um array de um elemento consistindo na string inteira. Contador é usado para especificar o número máximo de sub strings a serem criadas. O valor por defeito de contador é -1, que significa que não existe limite. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas. Comparartipo só é útil quando o delimitador que escolheste for uma letra.

Join (stringarray, delimitador) faz exactamente o contrário de Split. Pega num array de strings e junta-as numa só string, usando o delimitador para as separar. Delimitador é um argumento opcional, e o seu valor por defeito é o espaço.

LBound (array) retorna o menor índice válido do array.

UBound (array) retorna o maior índice válido do array.

Asc (string) retorna o código do caracter ANSI do primeiro caracter da string.

Chr (inteiro) retorna a string consistindo no número de caracteres que coincidem com o caracter ANSI especificado pelo número inteiro.

Array (valor1, valor2, … , valorN) retorna um array contendo os valores especificados. Esta é uma alternativa para atribuir valores aos elementos do array de uma vez só.

ASP e SQL Server: Pegar o retorno do campo ID da tabela

0

Postado em : 18-09-2009 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP, Banco de Dados

Bom Pessoal, vamos idealizar Uma Rotina Muito Usada, tipo Uma Vendas de Produtos, existem Onde a Tabela de Vendas da EA tabela de itens das Vendas, EO Grande Problema É Como gravar nd tabela itens de Vendas Vendas o ID da tabela, tem aqui uma Solução sem gambiarras código Tabajara Nem. Rotina ESSA Feita em ASP com banco de Dados SQL Server, Caso queiram solicitação Uma Outra façam e estudarei o Assunto:

Stored Procedure:
CÓDIGO
conjunto ANSI_NULLS ON
conjunto QUOTED_IDENTIFIER ON
GO
ALTER PROCEDURE [ph0g3]. [Incluir_vendas]
@ Int clienteid,
@ Valortotal dinheiro,
@ Int vendedorid
AS
BEGIN
SET NOCOUNT ON;
- Declarações Insert para o procedimento aqui
Vendas INSERT INTO
(Vnd_clienteid,
vnd_valortotal,
vnd_vendedorid)
VALORES
(@ Clienteid,
@ Valortotal,
@ Vendedorid)
SCOPE_IDENTITY SELECT ()
END

Stored Procedure: (DEVE Você, obrigatoriamente, Fazer Uma SP parágrafo gravar OS DADOS das Vendas, dos itens Não É Necessário Ser Uma SP)

Read the rest of this entry »

Ajax: Filtrando combo cidades pelo estado

0

Postado em : 19-07-2009 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP, Ajax
// Combo das cidades
<%
set rsCids = Server.CreateObject(“adodb.recordset”)
rsCids.open “SELECT CATCODIGO, CATDESCRICAO FROM CATEGORIAS WHERE CATTIPO=’C’ ORDER BY CATDESCRICAO”, conn
%>
<select name=”scidades” id=”scidades” onchange=”grupobairros();”>
<option value=”">Escolha a Cidade</option>
<% while not rsCids.Eof %>
<option value=”<%=rsCids(“catcodigo”)%>”><%=rsCids(“catdescricao”)%></option>
<%
rsCids.MoveNext
wend
rsCids.Close
set rsCids = nothing
%>
</select>
// div dos bairros
<div>
<span id=’divgrupobairros’>
<table>
<tr><td> –Selecione a cidade–</td></tr>
</table>
</span></div>
// Script do Ajax
<script>
function grupobairros()
{
var vbairros = createXMLHTTP();
vbairros.open(“post”, “objbairros.asp”, true);
vbairros.setRequestHeader(“Content-Type”, “application/x-www-form-urlencoded”);
vbairros.onreadystatechange=function(){
if (vbairros.readyState==4){
document.all.divgrupobairros.innerHTML = vbairros.responseText;}}
vbairros.send(“codcid=” + frmlocalizar.scidades.value);
}
</script>
// Arquivo objbairros.asp
<%
‘RESGATA O ID DA CIDADE SELECIONADA PARA FAZER A SELAÇÃO DOS BAIRROS.
codcid = request(“codcid”)
‘AQUI ESTÁ NOSSO SELECT.
set rsBairros = server.createobject(“adodb.recordset”)
rsBairros.open “SELECT catcodigo, catdescricao FROM categorias WHERE cattipo = ‘B’ AND catvinculo = “&codcid&” ORDER BY catdescricao ASC”, conn
%>
<!– AUI MONTAMOS NOSSA COMBO DE BAIRROS, CONFORME A CIDADE SELECIONADA –>
<table>
<% while not rsBairros.EOF %>
<tr><td> <input type=”checkbox” value=”chkbairros_<%=rsBairros(“catcodigo”)%>” /><%=rsBairros(“catdescricao”)%></td></tr>
<%
rsBairros.MoveNext
wend
rsBairros.close
set rsBairros = nothing
%>
</table>

Quando queremos mostrar somente as cidades de um estado sem dar “refresh” na tela toda devemos fazer um AJAX para rodar e carregar somente as cidades do estado selecionado, esta rotina está em ASP.

Read the rest of this entry »

ASP: Funções de Data, semana e mês

0

Postado em : 23-06-2009 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP
Function Semana(DiaSemana)
select case DiaSemana
case 1 Semana = “Domingo”
case 2 Semana = “Segunda-Feira”
case 3 Semana = “Terça-Feira”
case 4 Semana = “Quarta-Feira”
case 5 Semana = “Quinta-Feira”
case 6 Semana = “Sexta-Feira”
case 7 Semana = “Sabado”
end select
End Function

Function Mes(NroMes)
select case NroMes
case 1 Mes = “Janeiro”
case 2 Mes = “Fevereiro”
case 3 Mes = “Março”
case 4 Mes = “Abril”
case 5 Mes = “Maio”
case 6 Mes = “Junho”
case 7 Mes = “Julho”
case 8 Mes = “Agosto”
case 9 Mes = “Setembro”
case 10 Mes = “Outubro”
case 11 Mes = “Novembro”
case 12 Mes = “Dezembro”
end select
End Function

Function MesShort(NroMes)
select case NroMes
case 1 MesShort = “Jan”
case 2 MesShort = “Fev”
case 3 MesShort = “Mar”
case 4 MesShort = “Abr”
case 5 MesShort = “Mai”
case 6 MesShort = “Jun”
case 7 MesShort = “Jul”
case 8 MesShort = “Ago”
case 9 MesShort = “Set”
case 10 MesShort = “Out”
case 11 MesShort = “Nov”
case 12 MesShort = “Dez”
end select
End Function

ASP: formata a data

0

Postado em : 21-06-2009 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP
function formatadata(data)
‘–Criando um vetor para teste
vVetor = “0,1,2″
vVetor = Split(data,”/”)

new_data = vVetor(1)&”-”&vVetor(0)&”-”&vVetor(2)

formatadata = new_data
end function

ASP: Função iif também no asp

0

Postado em : 20-06-2009 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP
function IIF(Condicao, valret1, valret2)
if Condicao then
IIF = valret1
else
IIF = valret2
end if
end function