ASP: Funções de Strings

0

Posted on : 18-03-2011 | By : Paulo H Oliveira | In : ASP

UCase (string) retorna a string com todas as suas letras em minúsculas convertidas em letras maiúsculas.

LCase (string) retorna a string com todas as suas letras em maiúsculas convertidas em letras minúsculas.

LTrim (string) remove todos os espaços do lado esquerdo da string.

RTrim (string) remove todos os espaços do lado direiro da string.

Trim (string) remove todos os espaços do lado esquerdo e direito da string.

Space (número) retorna a string que consiste no número de espaços.

String (número, caracter) retorna uma string do número de vezes que um caracter se repete.

Len (string) retorna o número de caracteres de uma string.

Len (variável) retorna o número de bytes necessários para a variável.

LenB (string) retorna o número de bytes necessários para guardar uma string.

StrReverse (string) retorna uma string com os caracteres em ordem inversa.

StrComp (string1, string2, comparartipo) é usada para efectuar comparações de strings. Se comparartipo tiver o valor 0 ou for omitido, as duas strings são comparadas como se as letras maiúsculas viessem primeiro que as minúsculas. Se comparartipo tiver o valor 1, as duas strings são comparadas como se as letras maiúsculas e minúsculas fossem iguais. StrCom retorna -1 se a string1 for menor que a string2. Retorna 0 se as strings forem iguais, e 1 se a string1 for maior ou igual à string2.

Right (string, número) retorna o número de caracteres mais à direita da string.

RightB (string, número) funciona como Right, mas o número é entendido como o número de bytes em vez de caracteres.

Left (string, número) retorna o número de caracteres mais à esquerda da string.

LeftB (string, número) funciona como Left, mas o número é entendido como o número de bytes em vez de caracteres.

Mid (string, início, comprimento) retorna o comprimento dos caracteres da string, começando na posição início. Quando o comprimento é maior que o número de caracteres restantes da string, é retornado o resto da string. Se o comprimento não for especificado, é retornado o resto da string tendo início na posição especificada em início.

MidB (string, início, comprimento) funciona como Mid, mas o início e o comprimento são interpretados como números de bytes em vez de números de caracteres.

InStr (início, string1, string2, comparartipo) é usada para verificar se e onde a string2 ocorre na string1. Início é um argumento opcional que especifica onde começar a procurar na string1 pela string2. Comparartipo é um argumento opcional que especifica qual o tipo de comparação a efectuar. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas. InStr retorna 0 se a string1 for vazia (“”), se a string2 não for encontrada na string1, ou se o início for maior que o comprimento da string2. Retorna Null se ambas as strings forem nulas, e retorna o início se a string2 for vazia (“”). Se a string2 for encontrada com sucesso na string1, retorna a posição inicial onde é primeiramente encontrada.

InStrB (início, string1, string2, comparartipo) funciona como InStr, mas a posição de início e o valor retornado são posições de bytes, e não de caracteres.

InStrRev (início, string1, string2, comparartipo)
funciona como InStr, mas começa a procurar a partir da direita da string, ou seja, pelo fim da string. Início tem o valor -1 por defeito, o que significa começar pelo fim da string.

Replace (string, encontrar, substituir, início, contador, comparartipo) é usada para substituir ocorrências de encontrar na string. Início, contador e comparartipo são opcionais, mas se usares um tens de usar os que estão antes desse. Início indica onde começa a string resultante, e onde começar a procurar por encontrar. O seu valor por defeito é 1. Contador indica quantas vezes se efectua a substituição. Por defeito tem o valor -1, que significa substituir todas as ocorrências. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas.

Filter (arrStrings, ProcurarPor, incluir, comparartipo) procura num array de strings, arrStrings, e retorna uma sub parte do array. Include é um valor Booleano. Se include for True, Filter procura por todas as strings em arrStrings e retorna um array contendo as strings definidas em ProcurarPor. Se include for False, Filter retorna um array não contendo as strings definidas em ProcurarPor. Include é um argumento opcional, e o seu valor por defeito é True. Comparartipo funciona como nas funções de strings anteriores. Se quiseres usar comparartipo, também tens de usar include.

Split (expressão, delimitador, contador, comparartipo) pega numa string e divide-a num array de strings. Expressão é a string a ser dividida. Se expressão tiver tamanho zero, Split retorna um array sem elementos. Delimitador é a string que indica o que é usado para separar sub strings na expressão. É um argumento opcional, que por defeito o delimitador é o espaço. Se delimitador tiver o comprimento zero (“”), é retornado um array de um elemento consistindo na string inteira. Contador é usado para especificar o número máximo de sub strings a serem criadas. O valor por defeito de contador é -1, que significa que não existe limite. Se comparartipo for 0, é feita uma comparação binária, e as letras maiúsculas são diferenciadas das letras minúsculas. Se comparartipo for 1, é feita uma comparação textual, e as letras maiúsculas são iguais às letras minúsculas. Comparartipo só é útil quando o delimitador que escolheste for uma letra.

Join (stringarray, delimitador) faz exactamente o contrário de Split. Pega num array de strings e junta-as numa só string, usando o delimitador para as separar. Delimitador é um argumento opcional, e o seu valor por defeito é o espaço.

LBound (array) retorna o menor índice válido do array.

UBound (array) retorna o maior índice válido do array.

Asc (string) retorna o código do caracter ANSI do primeiro caracter da string.

Chr (inteiro) retorna a string consistindo no número de caracteres que coincidem com o caracter ANSI especificado pelo número inteiro.

Array (valor1, valor2, … , valorN) retorna um array contendo os valores especificados. Esta é uma alternativa para atribuir valores aos elementos do array de uma vez só.

Compartilhe :

  • Stumble upon
  • twitter

Escreva um comentário

Security Code: